Empreendedorismo, Marketing Digital
Como investir em marketing e publicidade sem dinheiro
Muitos empreendedores, e muitos deles mesmo têm a mesma pergunta quando estão começando: “quanto eu gasto em marketing?” Eles querem saber quanto gastar e onde. Meus amigos, eles deveriam estar perguntando o que gastar. Minha resposta para aqueles que estão começando do zero? Suor, não muito dinheiro! Hoje o momento que escreve esse artigo (2020), caiu o alcance gratuito em redes sociais, e o Google anda barrando a graça de sites bem posicionados na busca sem pagar um centavo! Lógico, as grandes plataformas querem que você invista dinheiro nos canais deles, simples assim! Mas, estratégias como o Marketing de conteúdo e relaciomento, vão te consumir tempo apenas isso, e se bem feito o resultado aparece em pouco tempo.
Siga essas dicas:
1. VOCÊ PRECISA ALAVANCAR SEUS RELACIONAMENTOS
O que quero dizer com isso? Eu sou um grande fã de gastar zero no início e usar seu feedback de pessoas ao seu redor primeiro para fazer negócios. Meu primeiro passo para um novo negócio que não tem orçamento de marketing é ir ao catálogo de endereços do Gmail, ou seu email mesmo e do telefone – e literalmente entrar em contato com cada pessoa que você conhece.
Faça uma mensagem individual em um e-mail ou texto informando-os de uma forma divertida, não de uma forma Crtl C Crtl V com spam, para que você use o contexto de seu relacionamento com essa pessoa para seus negócios.
Por exemplo, se em 9 anos eu estivesse enviando um e-mail para João Silva da minha equipe sobre algo que estava fazendo, a frase de abertura pode ser uma referência de luta livre (porque sei que ele adora luta livre). Eu faria isso sobre o que está acontecendo na luta livre naquele momento. Então eu diria: “Oh, a propósito, amigo, adoraria que você comprasse algumas flores na minha nova floricultura”. Isso mostra ao João que realmente dediquei um tempo e apreciei nosso relacionamento.
Para qualquer novo empresário fazer isso com cada e-mail, de A a Z, em cada um de seus telefones, levaria um mês para fazer de maneira adequada. Isso é o que eu acho que todos deveriam fazer em vez de postar no Facebook, esperando que o alcance orgânico leve você a algum lugar. Acredito que o primeiro passo para qualquer novo negócio é fazer depósitos usando suor, não gastando nesse momento.
2. CONTATE OS PATROCINADORES POTENCIAIS DIRETAMENTE
Isso é importante se você tem ambições de monetizar seu conteúdo, conseguindo patrocinadores ou anunciantes. Digamos que você tenha um canal de cerveja no Youtube. Vá para o Google e digite “cerveja”. Haverá tantos links de anúncios relacionados ao que você acabou de digitar. Digamos que você clique no link de uma pequena empresa com sede em Austin, Texas, que vende roupas relacionadas com cerveja. Se eu tivesse um programa com 900.000, 700.000 ou até 2.000 assinantes, encontraria o número de telefone desta empresa e ligaria para eles.
Você pode não estar pronto para as grandes empresas, mas existem muitas pequenas empresas que gostariam de ter acesso ao seu público-alvo. Ofereça um acordo de afiliado, em que eles pagariam por qualquer venda proveniente de seu código ou canal. Você tem que convencê-los, você não pode desistir.
3. PESQUISAR É DE GRAÇA! USE O GOOGLE ,O SEU CAMINHO PARA O SUCESSO
Se eu quisesse conseguir patrocinadores para um blog, podcast ou canal do YouTube, gastaria de cinco a dez vezes o tempo que gasto produzindo conteúdo, saindo e encontrando patrocinadores. Venda-os com a justificativa de por que eles deveriam patrocinar seu programa em vez de gastar todo o dinheiro em anúncios do Google. Você pode ter 1.800 seguidores enquanto o Google obtém uma quantidade enorme de acessos – mas, no final do dia, o que importa é um anúncio com você seria o alvo. Um link de afiliado com uma pequena empresa é perfeitamente possível.
Você tem que ir lá e encontrar pessoas ou redes que atendam aos seus interesses. Se você trabalha com tecnologia, procure empresas que patrocinam influenciadores de tecnologia. Chamada fria, e-mail frio ou pessoas enviando DM. Procure no Google as pessoas que estão anunciando em seu espaço.
Depois de um tempo de esforço, invista em um site, hoje com o mundo digital, não custa muito caro você manter um espaço na Internet, espaço esse somente seu para criar conteúdo, sem depender do alcance reduzido de redes sociais. O preço de algumas cervejadas e churrasco de fim de semana você consegue manter um site seu!
E você pode monetizar seu site depois com o Adsense também se quiser. Veja o vídeo e coloque a legenda em português.
Venda – se você quiser, você tem que “agarrar”.
Se você gostou deste artigo, fique à vontade para compartilhá-lo, clique aí nos botões abaixo. Grande abraço 🙂 ! Mais dicas de negócio do zero clique aqui.